quarta-feira, 26 de março de 2014

Panos: exposição em São Paulo olha para os usos culturais da matéria-prima nos diferentes lugares do mundo


Com estreia marcada para esta terça-feira (25.03), a exposição Panos chega ao Sesc Bom Retiro para mostrar o uso dos panos em diferentes culturas. Com acervo rico reunido através de colecionadores, a mostra conta com curadoria de Sonia Kiss e Renato Imbriosi. O Chic conversou com Sonia para entender um pouco mais sobre o conceito da exposição.

"A ideia não é falar sobre tecidos, que contam com acabamento e costura. Mas sim de todo pano que é usado para modelagem, quando o próprio pano faz a roupa", explica Sonia. Turbantes, véus e lenços são alguns dos itens que representam a intenção de Sonia. "É sempre quando o pano é usado como acessório ou recurso, como enrolar na cabeça para carregar balde ou mesmo criança".

A maioria dos panos são artesanais, contando com poucos itens industriais e algumas réplicas. Eles servem para mostrar seus usos de uma forma lúdica no olhar da curadora. "É o pano prosaico, que está no dia a dia e que a gente não presta atenção; o pano da cortina, o bebê enrolado, no barco a vela, o pano que o boia fria usa pra levar sua comida, os panos no nosso uso", explica.

Isso fez com que a pesquisa revelasse a presença social e política em torno dos panos escolhidos. "Você vai caindo nas etnias que fazem uso deles e qual o significado em cada cultura. Passamos pela África, Índia, Bolívia e Japão, além do Brasil". Para reunir todos os panos, Sonia diz que não teve tanto trabalho quanto previa. "Eu tive uma grande surpresa ao encontrar vários colecionadores, pessoas amantes de panos e algumas intituições".

Além dos adornos de cabeça e corpo e suas amarrações, a expo conta com vitrines que mostram diferentes técnicas e materiais. "É possível ver como é a seda, estampas, batique, o que é tecelagem, tingimento, quais estamparias existem. Mas não é só falar como são feitos, e sim o que representam, o que significam e um pouco também das matérias".

A inspiração para a mostra já é algo antigo na vida de Sonia. "Eu fui me encantando com panos na decada de 1990. Teve uma ocasião em que eu estava com uma canga preta que me resolveu várias situações que eu não tinha previsto, fiz até um vestido de festa com ela. A partir daí foi crescendo essa história e meu encanto", relembra.

Panos
De 25 de março a 25 de maio
Sesc Bom Retiro - Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro, São Paulo - SP
De terça a sexta, das 9h às 20h30, sábados das 10h às 18h30, domingos e feriados das 10h às 17h30
Tel. 0/xx/11 3332-3600
Entrada franca


Fonte: Chic

Nenhum comentário:

Postar um comentário